NOTÍCIAS

Monumento ao Nicolino inaugurado em Novembro
Noticia da autoria de Liliana Costa publicada no “Jornal de Notícias” de Sexta-feira, 20 de Julho de 2007
O monumento ao nicolino, concebido pelo conceituado artista plástico José de Guimarães, deverá ser inaugurado em Novembro, por ocasião das Festas Nicolinas. A escultura-monumento, uma estrutura em aço inoxidável com cinco metros de altura, ficará implantada junto à Igreja de São Gualter, no largo onde anualmente é erguido o Pinheiro anunciador das Festas Nicolinas. A informação partiu do presidente da Câmara, António Magalhães, durante a reunião de Câmara de ontem, que anunciou a aprovação do projecto pelas partes envolvidas.

O projecto da escultura-monumento ao Nicolino foi oferecido à Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães (AAELG)/Velhos Nicolinos pelo artista plástico vimaranense José de Guimarães em Maio de 2000, mas a volumetria da versão inicial do projecto, que apontava para mais de 11 metros de altura, suscitou de imediato muitas reservas, em especial do IPPAR, devido ao impacto junto da Igreja de S. Gualter. Foram precisos sete anos para chegar a um entendimento. "O período inicial não foi fácil mas depois de contactos bilaterais com o IPPAR e com o autor do projecto foi possível encontrar o ponto de equilíbrio, que nos dá condições para avançar", explicou o edil.

Para Augusto Costa, presidente da AAELG/Velhos Nicolinos, a obra de arte "é a referência material que faltava às emblemáticas Festas Nicolinas, vividas com grande intensidade pelos estudantes mas também pela comunidade em geral". Aquele responsável realça ainda a imediata disponibilidade do artista José de Guimarães para conceber, a pedido da associação, uma obra de homenagem ao nicolino. "José de Guimarães, um escultor de referência mundial, como vimaranense é uma pessoa que viveu estas festas e conhece o espírito nicolino. Mostrou grande abertura desde a primeira hora, não nos levando um cêntimo pelo projecto".

Com um orçamento de 40 mil euros, a obra será executada sob orientação e acompanhamento do autor do projecto. "Demorou muito tempo mas por vezes temos de ter alguma paciência para poder alcançar marcas que ficam para toda a vida", disse Augusto Costa.
24.07.2007
desenvolvimento 1000 Empresas