NOTÍCIAS

14 de Outubro - 150 anos Senhora: bem raros são na Cidade os teus meninos: Mas tu és por tradição Madrinha dos Nicolinos!
Srª. Aninhas, a Madrinha dos Estudantes, mulher do Povo, cujo carinho e desvelo pelos Estudantes marcou muitas gerações de Nicolinos, nasceu na freguesia de Quinchães, concelho de Fafe, no dia 14 de Outubro de 1860 . De muitas maneiras concorreu, anos a fio, para o bom êxito das Festas. Funcionava a sua loja, bem próxima do Liceu, como um centro académico por excelência que sucessivas Comissões de Festas utilizavam nas suas reuniões.
Ali se recolhiam os bombos e caixas utilizados nos toques tradicionais, ali se gizaram muitas maroteiras e superaram muitas tragédias do difícil viver dos Estudantes de então. Natural pois esta adoração que os levou ao carinhoso tratamento de Madrinha e a fazer dela uma referência imorredoira. Veio para servir no Solar dos Condes de Margaride. Casou em 1893 com António André que foi Bedel do Liceu e a deixou viúva em 1927. Viria a falecer a 2 de Agosto de 1948 mas, ainda em vida, foi alvo de uma expressiva homenagem pública por parte dos Nicolinos. Mereceu da Cidade uma rua com o seu nome - a Travessa da Srª. Aninhas.
27.08.2010
desenvolvimento 1000 Empresas