NOTÍCIAS

FESTAS NICOLINAS 30 ANOS 1984/2014 de Ricardo Gonçalves
Lançamento 05 de Dezembro, 21h30, Black Box – Plataforma das Artes em Guimarães (CIAJG)
A Cooperativa A Oficina e o autor Ricardo Gonçalves convidam V.Exas, para a apresentação pública desta obra que pretende ilustrar as diferenças e a evolução sofrida nos números das Festas desde 1984 até aos nossos dias. Assim, para além de uma pequena introdução à história e origem das Festas, dos seus números e das suas principais Instituições, este livro incluirá todos os factos relevantes dos últimos 30 anos. Composição das Comissões de Festas, Autores de Pregões e respetivos Pregoeiros, Autores de Danças de S. Nicolau, registo de todos os demais números das Nicolinas, os Programas das Festas deste período e uma recolha de notícias da imprensa local alusivas às Festas. O propósito da obra é também o de suscitar debate sobre a atualidade e o rumo futuro das Festas. O autor, Ricardo Gonçalves é diretor da Associação dos Velhos Nicolinos desde 1991, ex-membro da Comissão de Festas Nicolinas de 1984, escreveu o Programa das Festas Nicolinas durante 24 anos seguidos e participa como autor de textos e ator nas Danças de S. Nicolau desde 1989.
As Festas Nicolinas dos Estudantes de Guimarães são neste momento alvo de estudos para fundamentação de uma candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.
Apresentação por MIGUEL CARVALHO
Grande Repórter/Redator Principal da Revista Visão. Jornalista desde 1990 trabalhou no Diário de Noticias e n´O Independente. Venceu o Prémio Gazeta do Clube dos Jornalistas em 2009. É autor das obras Dentada em Orelha de Cão – Histórias do Mundo com Gente Dentro (Campo das Letras 2004), Álvaro Cunhal – Íntimo e Pessoal (Campo das Letras, 2006), Aqui na Terra (Deriva Editores, 2009), Lúcio Feteira – A História Desconhecida (Quidnovi, 2011) e A Última Criada de Salazar (Oficina do Livro,2013).
21.11.2014
desenvolvimento 1000 Empresas