NOTÍCIAS

Assembleia Geral Ordinária
Realizou-se no dia 26 de Março de 2014, pelas 20,30 horas, na sede social, a Torre dos Almadas, na Rua da Rainha D. Maria II, a Assembleia Geral Ordinária da AAELG Velhos Nicolinos,com a seguinte Ordem de Trabalhos:


1.Leitura e aprovação da acta da sessão anterior;
2.Meia hora, para tratar de assuntos de interesse para a Associação;
3.Apresentação, discussão e votação do Relatório e Contas da Gerência do ano anterior e Parecer do Conselho Fiscal;
4.Tomada de Posse dos Corpos Gerentes, para o ano de 2014.    

No ponto 2 da ordem de trabalhos decidiu, sob proposta da Direção (corroborada por uma outra da autoria da associada dra.Marta Nuno), aprovar por unanimidade e aclamação um voto de congratulação pela conclusão do estudo antropológico "As Festas Nicolinas de Guimarães. Solenidade e riso na atualização de um ritual secular", sujas linhas gerais foram apresentadas na passada 6ª.feira, dia 21 de março.
Note-se que este estudo, levado ao cabo pelo CRIA - Centro em Rede de Investigação em Antropologia, coordenado pelo Prof. Jean-Yves Durand e que contou com a participação e colaboração da nossa Associação desde a primeira hora, pretende constituir-se como (citamos): “suporte científico exaustivo sobre as origens, evolução e contemporaneidade, apoiado numa investigação documental e etnográfica aprofundada, abrangendo as dimensões históricas, sociais, culturais e identitárias destas festas” e “efetuar a avaliação dos aspetos científicos e socioculturais de uma eventual candidatura das Festas Nicolinas a Património Imaterial da Humanidade”.
Esse voto de congratulação será transmitido, em primeira instância, ao sr. Presidente da Assembleia Municipal de Guimarães, dr. António Magalhães, estendendo-o a todos os grupos parlamentares concelhios que subscreveram, sem exceção a iniciativa, e, em segunda instância, ao sr. Presidente da Câmara Municipal, dr. Domingos Bragança.
 
Mais decidiu a dita Assembleia Geral, sob proposta da associada dra. Marta Nuno, aprovar por unanimidade e aclamação, um voto de louvor aos seus consócios dr. Lino Moreira da Silva e dr. André Coelho Lima. Ao primeiro foi-lhe reconhecido o papel que teve, lançando publicamente a ideia de candidatura das Festas Nicolinas a Património Imaterial da Humanidade. Ao segundo foi-lhe reconhecido o papel empenhado e persistente no desenvolvimento e prossecução de todo o processo, quer como Nicolino, quer como representante político eleito.
 
Mais foi lembrada, nesta Assembleia, a importância que se reveste, a nível nacional, o Registo imediato das nossas Festas na Divisão do Património Imóvel, Móvel e Imaterial (DPIMI) da  Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
27.03.2014
desenvolvimento 1000 Empresas