Humanidade, a Câmara Municipal decidiu, encomendar um estudo antropológico que se pudesse constituir como suporte científico exaustivo sobre as origens, evolução e contemporaneidade, apoiado numa investigação documental e etnográfica aprofundada, abrangendo as dimensões históricas, sociais, culturais e identitárias destas festas.
Além disso, procurou também efetuar a avaliação dos aspetos científicos e socioculturais de uma eventual candidatura das Festas Nicolinas a "Património Imaterial da Humanidade", no âmbito dos procedimentos previstos pela convenção da UNESCO para a salvaguarda do património imaterial.
A apresentação deste estudo denominado "As Festas Nicolinas de Guimarães. Solenidade e riso na atualização de um ritual secular" estará a cargo da equipa de investigadores coordenada por Jean-Yves Durand (Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho; Director do Museu da Terra de Miranda) , sendo o debate moderado pelo jornalista Samuel Silva. A sessão contará ainda com intervenções do Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães, José Bastos, e do Presidente da Autarquia, Domingos Bragança, que encerrará a cerimónia de apresentação deste estudo contratualizado entre o Município de Guimarães e o CRIA - Centro em Rede de Investigação em Antropologia.