Arquivo: Espaço Nicolino
O âmbito de intervenção do Espaço Nicolino abrangerá a maioria dos propósitos convencionalmente atribuídos aos museus, complementando a necessidade de cumprir esse conjunto de funções deverá assumir-se como mais um elemento âncora da estratégia de divulgação das tradições Nicolinas.
Nesta medida o Espaço Nicolino pretende afirmar-se como:
- Valorização e de divulgação das Festas Nicolinas e do Património Cultural de Guimarães;
-Representação identitária;
- Concertação e de cooperação;
- Inovação e de mobilização das pessoas para as actividades inerentes às Festas Nicolinas.
As funções elementares de conservação do acervo e de interpretação devem extravasar as próprias "paredes" do museu, estimulando uma atitude participativa nas pessoas e nas instituições locais e despoletando nelas o sentido de pertença ao imaginário nicolino.
Espaços :1º Pequeno auditório para passagem de curtas metragens introdutórias ao tema “ Nicolinas”
2º Espaço(s) com Trajecto desenhado pelos vários números das Festas Nicolinas:
Edital Nicolino e Escolas Secundárias de Guimarães envolvidas.
Eleição no Jardim do Carmo
Descrição do funcionamento da “Comissão dos Novos” e suas praxes internas.
Compromisso Nicolino
Romagem Nicolina
Novenas
Moinas
Pinheirinho e Oração na Capela de S.Nicolau e Cortejo do retábulo.
Tertúlias Nicolinas (Ceia do Pinheiro)
Pinheiro
Posses
Magusto
Pregão
Maçãzinhas
Roubalheira
Danças de S.Nicolau
Baile da Saudade
Missa de S.Nicolau
Irmandade de S.Nicolau
S.Nicolau no Mundo
Neste trajecto será sobressaído o “Espírito Nicolino”, os “Ilustres Nicolinos” a “Arte Nicolina” a “Bibliografia Nicolina” e “Nicolinas e o Futuro”
3º Espaço para divulgação de outras actividades Nicolinas que se desenrolem ao longo do ano.
Guia Multimedia Guia Multimedia como uma forma para os visitantes descobrirem mais sobre as Nicolinas. Segurando um pequeno computador enquanto andando através da exposição, o visitante poderá ver vídeos e imagens que fornecem um contexto adicional para o exposto, ouvir comentários ou ouvir os toques nicolinos relacionados, utilizando uma interface multimédia em diferentes idiomas, para além de conteúdos relacionados com a visita, possibilita informações adicionais sobre outro material exposto no museu, sobre Guimarães, etc. Terá, também, uma opção direccionada para visitas em família, contendo conteúdos extras e diversos jogos interactivos. Incorpora, ainda, uma opção de visita apenas com som, direccionada para visitantes invisuais. Existe um projecto semelhante criado por, Sistema do Futuro, Lda. - Multimédia, Gestão e Arte, Lda. empresa sediada no Porto para o Museu Nacional Ferroviário que ganhou um prémio do Festival International de l'Audiovisuel & du Multimédia sur le Patrimoine (FIAMP)
Exm.º Sr.
Presidente da Câmara
Dr. António Magalhães
Lg.º Cón. José M.ª Gomes
4800-419 Guimarães
Guimarães, 23.IX.2010
ASSUNTO: Museu Nicolino.
No seguimento da reunião efectuada no GTL, em 22.IX.2010 com o Arq.º Miguel Frazão, por delegação da Senhora Vereadora a Arq.ª Alexandra Gesta, apresentamos a V. Ex.ª a pretensão de criação do Museu Nicolino, uma ferramenta que entendemos indispensável na afirmação das Nicolinas, no permanente aperfeiçoamento e consolidação da identidade vimaranense.
Da conversa estabelecida na citada reunião surgiu, a sugestão da possível instalação do citado Museu na futura Casa da Memória, o que nos agrada.
Temos consciência que para a criação desta estrutura, será desejável realizar uma parceria com a Câmara Municipal, que reconhecemos como detentora de canais de informação privilegiados, que corresponderá à optimização do processo de construção, de indicação de especialistas contemporâneos na área museologia, … podendo este Museu tornar-se num caso sério de atracção, de quem visita Guimarães.
Aguardamos boas notícias de V. Ex.ª, porque estamos convictos que não nos regateará cooperação, estímulo e abertura necessários à edificação deste desiderato vimaranense.
Apresentamos os melhores cumprimentos.
A Direcção da Aaelg-Vn