Arquivo: II Convenção Nicolina
As Festas Nicolinas ou Festejos a São Nicolau são uma manifestação secular dos estudantes vimaranenses e constituem marca indelével e matriz identitária da vivência cultural e popular da cidade. Há mais de três séculos que envolvem a sua população que nelas se embrenha desde os finais de cada mês de Novembro até à primeira semana de Dezembro, revolvendo a cidade e projetando-a, até, fora de muros.
São das mais antigas festas da cidade, expoente da memória coletiva local, mantendo e renovando a tradição na atualidade. São transversais, integrando a componente cultural com elementos de cariz popular, como muito bem já foi observado em diversas obras que se debruçaram sobre o fenómeno e sua história.
As suas implicações de carácter sociológico, antropológico, cultural e até económico justificam uma reflexão aberta e profunda. Chegamos a uma altura em que é preciso discutir o seu movimento, o seu modelo, o seu desenvolvimento, a sua organização.
A Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães/Velhos Nicolinos e a Associação de Comissões de Festas Nicolinas, numa iniciativa e organização conjunta, realizaram a II CONVENÇÃO NICOLINA, retomando o espírito de uma primeira edição realizada há 20 anos. O evento decorreu a 2, 3 e 10 de Outubro de 2015 em Guimarães, na “blackbox” da Plataforma das Artes.
Pretendeu-se um debate franco e aberto, sem reservas, no sentido de esclarecer algumas ideias feitas, de meditar sobre o seu modelo atual e de promover a projeção das Festas Nicolinas no futuro.
Procurou-se saber do que foram as festas, do que sejam as festas, do que são as festas e do que serão as festas.
No primeiro dia, dia 2 de Outubro, sexta-feira, pelas 21h30m decorreu a sessão de abertura, onde tiveram lugar várias comunicações das diversas instituições ligadas ao fenómeno Nicolino, incluindo as Escolas Secundárias.
Nos Sábados seguintes, dias 3 e 10, durante todo o dia, forão apresentadas preleções de várias personalidades relacionadas com as festas, seguidas de debate com a assistência.
Para além das personalidades convidadas, houve espaço para comunicações propostas à organização por quem pretendeu participar nesse âmbito.
As conclusões deste encontro ainda não foram publicadas.