Arquivo: Nicolinas - filme de 2002 de Rodrigo Areias
Nicolinas
(2002)
Durante séculos, as mais antigas festividades académico-populares em Portugal têm sido organizadas por um grupo de estudantes.
Começaram como manifestações pagãs e pré-célticas, foram apropriados pela igreja e tornadas religiosas, ganharam uma importância social única e tornaram-se em algo verdadeiramente ambiguo como uma forma da sociedade da cidade de Guimarães se expressar de forma violenta e barulhenta.
S. Nicolau é a desculpa para a critica e sátira social levada a cabo pela comunidade.
Ficha Técnica:
Produtor: Francisco Villa Lobos
Realização: Rodrigo Areias
Assistente de Realização: André Pereira
Imagem: António Pinto, Miguel Carvalho, Rodrigo Areias, Luis Araújo, Sérgio Augusto, Carlos Figueiredo
Som: Pedro Silva, Rodrigo Areias, André Pereira
Direcção de Edição: Carlos Alberto
1º Assistente Edição: Luis Araújo
2º Assistente Edição: Carlos Figueiredo, Henrique Siva, Pedro Rocha
Pós-produção Áudio: Pedro Silva
Assistência de Produção: Associação de Comissões de Festas Nicolinas, Rui Dias, André Coelho Lima
Rodrigo Areias
Licenciatura em Som e Imagem, na Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa. Especialização de Imagem. (1998 – 2003) Curso de Especialização em Realização Cinematográfica na Tisch School of Arts na Universidade de Nova Iorque. Rodrigo Areias tem desenvolvido ao longo da sua carreira, trabalhos criativos na área de cinema de autor, alternando com outros trabalhos em domínios de video-arte e vídeo clips para alguns dos melhores nomes da cena rock nacional (The Legendary Tiger Man, Wray Gunn, D3o, etc.) e diversos outros projectos. Recentemente tem vindo a colaborar com artistas e produções estrangeiras, destacando-se projectos para o Ministério da Juventude e Desporto Francês e Channel 4 inglês. Terminou a sua 1.ª longa-metragem – “Tebas”.