Arquivo: Maçãzinhas - As lanças e as fitas

A magia das "Maçãzinhas" começa muito antes do dia 6 de dezembro, porque os rapazes têm que levar a sua lança, a lança que colocam no cimo da cana com que chegam às varandas, carregada de fitas que pedem às raparigas. Fitas essas que podem ser de várias cores, sendo que cada uma contem um significado. Nessas fitas  são colocados dizeres, símbolos e mensagens que deixam "pistas" aos rapazes sobre qual a rapariga em que deverão "apostar" para entregar a lança. Se os rapazes já tiverem optado por uma rapariga que pretendem galantear, pedem a essa a fita do laço (fita com o dobro do tamanho das restantes, sempre cor-de-rosa, com a qual se dá um laço que irá prender as restantes). Contudo, a fita do laço do primeiro cortejo das "Maçãzinhas" a que um rapaz vá, é sempre, por tradição, oferecida pela mãe, uma fita de cor branca, cor que se mantém reservada para a mãe.
Ficam aqui alguns exemplos de Lanças das Maçazinhas 

Lança composta por um cesto a imitar verginha com asa, no seu interior possui um coração onde se encontram presas duas pontas de lança.

 

Lança decorada com esferas armilares estilizadas e escudos com cruz no centro. Possui fitas de várias cores.

.

Lança decorada com uma balança e uma placa com a inscrição: «Nicolinas 1966». Utilizada em anos posteriores com fitas de várias cores.


Lança decorada com uma caixa no mesmo material e com fitas de várias cores.


Outros exemplos:



desenvolvimento 1000 Empresas