Caros Auditórioespectadores, na trágica sequência de muitas horas de penosa mas estóica presença nestes espectáculos, vem a Produção e Realização deste render-vos uma homenagem que não sendo sentida, não é menos verdadeira. Assim, com a vossa ajuda e paciência, depois de ensaios de centenas de horas, nos quais se consumiram milhares de hectolitros de destilados, tonelada e meia de castanhas e figos, duzentos rolos de papel higiénico, quatro lápis, uma esferográfica, duas folhas de papel e foram sendo progressivamente internados em casa da especialidade alguns Nicolinos cujo cérebro não resistiu. Ainda se produziu abundante descrição de todos os caminhos que conduzem a tascas e botecos deste (agora) mais pequeno concelhosentimos muito mas é tarde de mais. Agora tem V.Exas. que gramar a pastilha e sofrer na pele aquilo que para Vosotros cozinha-mos. A versão requentada, actualizada, censurada e modificada, do que anualmente de melhor se produz para palco no Mundo e talvez em Portugal. As famigeradas, durante décadas proibidas a menores de setenta e cinco anos: Danças de S.Nicolau que é exactamente o que se segue.
Obrigadisssssssimo pela generosa paciência de muitos, muitos anos!
PS.-Pena é que não esteja a funcionar o Jordão que era para cabermos todos. Assim comunicamos já ao publico em geral, ao que está lá fora, que, mesmo que submetidos a tortura ou lobbies de pressão, não repetiremos este espectáculo.
A desgraça cai sobre uma das mais antigas Famiglias Napolitanas, a Famiglia Noscuro. Famiglia a quem o Fisco e a Reginalizacioni acabaram com o negócio... e, para cúmulo, morre o De Funti. E desse velório que fala a lenda... ou lêndea...
Textos e Letras - Miguel Bastos
Ricardo Gonçalves
Rolando Sampaio
Coreografia (quando houver...)- Anónimo desconhecido que ninguém conhece
Cenografia - Miguel Bastos
Sonoplastia - Carlos Cerca & Cia.
Luminotecnia - Carlos Cerca & Cia.
Caracterização - Cada Um Faz A Sua
Ponto Electrónico - Capela Miguel
Guarda-Roupa - D. Edite Pereira
Assoc. Marcha Gualteriana
A.A.E.L.G.
Voz "Off" - Mikail Bozoff
Adereços - Assoc. Marcha Gualteriana
Apoióscopos - Cervejaria Martins
Orquestra - Trovadores do Cano
Ensaios - Sede (ainda incompleta) dos Trovadores do Cano
Agradecimento - Jograis do Orfeão Universitário do Porto
Realização - A.A.E.L.G.
Direcção Artística - Miguel Bastos
Direcção Musical Maestro - Manuel Magalhães
Coordenação - A.A.E.L.G. Apoio Logístico - Team Portman