Os obreiros da Marcha Gualteriana tiveram o acompanhamento do processo de execução do projeto “Carro dos 50 anos da AAELG Velhos Nicolinos” dos coautores diretores Miguel Bastos e Miguel Sousa; na parte final de elaboração e montagem foram assistidos pelos diretores João Neves e Francisco Ribeiro e pelo presidente Augusto Costa. Na manhã do dia 8 de agosto pelas 06.00 horas o presidente Augusto Costa deslocou-se à sua propriedade em S. Trocato para cortar e preparar um pinheiro de cerca de 4 metros, acompanhando de seguida o seu transporte e colocação no carro alegórico. Na tarde desse mesmo dia pelas 15.00 horas o carro começou a ser ultimado por Ana Sofia Ribeiro, Igor Gonçalves, Rute Ribeiro, Francisco Ribeiro, João Neves e um pouco mais tarde por Vicente Salgado. Foram recortadas as letras, previamente impressas por João Neves em A3, e colocadas nas laterais; foram pintados pela Ana Sofia o tradicional “Nicolino com bombo” nas duas laterais; com a ajuda do Vicente Salgado e Igor Gonçalves foi pintada a simbologia da Associação. Foram colocadas as referências aos 50 anos. Foram também colocados, sugestão do presidente, uns panos pretos com camélias (2 em cada lateral) a simular as varandas das maçãzinhas. Posteriormente os diretores João Neves e Francisco Ribeiro encarregaram-se de providenciar os adereços. Da Torre dos Almadas vieram 2 lanças uma de 1961 outra de 1981, um bombo, uma baqueta, 10 mitras e 10 lenços, o livro dos pregões e dois estandartes (que não foram utilizados) e a cesta das posses. Foram adquiridos 11 quilogramas de maçãs similares a “porta da loja”, previamente encomendadas, numa frutaria. Cerca das 19.00 foram colocadas no carro as canas com as lanças e recomendado pelo diretor Vicente Salgado que fosse cortado alguns canos considerados desfasados na miniatura do pinheiro, sendo de seguida dado como “pronto”. Pelas 21.30, com a presença do presidente da AAELG Velhos Nicolinos, reuniram-se os participantes junto do carro para se definir o seu posicionamento dando prioridade à segurança.
Foram figurantes: Francisco Ribeiro envergando o traje académico de capa e batina segurando um livro de pregões e com a tradicional mascara do pregoeiro. João Neves de traje de trabalho ficou encarregue das zabumbadas no bombo. Vicente Salgado também de traje de trabalho com a caixa. José Almeida de capa de estudante encarregou-se de uma cana. A responsabilidade da outra cana ficou dividida pelos dois membros da comissão de 2009 em traje de trabalho. Em traje académico, representando os presidentes das comissões, esteve presente o Diogo Castro também da Comissão de 2009. Como Minerva foi a Paula Freitas, aderecista da marcha Gualteriana e responsável pelo guarda-roupa das danças de S.Nicolau. No financiamento das lanças de maçãs esteve, mas apeado, o Manel ”das vacas”.
Ao som do “Hino de S.Nicolau dos Estudantes” tocada pela instalação sonora e cantada por todos os elementos, pelas 23.05 horas o “Carro dos 50 anos da AAELG Velhos Nicolinos” entrou no cortejo da Marcha Gualteriana e foi recebido com uma enorme salva de palmas pela numerosa assistência, manifestação ruidosa que se manteve ao longo de todo o trajeto. A cada paragem maçãzinhas eram distribuídas pelas lanças, enquanto o Pregoeiro fazia as delícias dos espectadores recitando algumas oitavas da autoria de Teixeira e Melo, escritas para o efeito (texto em anexo). Em andamento eram os Toques Nicolinos, tocava o bombo e a caixa com a ajuda das gravações, intervalados com o Hino. No cimo da avenida Conde de Margaride terminou o cortejo e terminaram as maçãs, foi o regresso e chegada ao local da partida pelas 1.45 horas, com a recolha de todos os adereços e tirada a foto de grupo da praxe deu-se por terminada a participação. O diretor Francisco Ribeiro ficou encarregue de zelar pela preservação de parte do carro alegórico (torre e monumento) para utilização em eventos futuros. De nota o magnifico traje idealizado pela Paula Freitas para a Minerva que abrilhantará, se a comissão assim o entender, os futuros cortejos do pinheiro.