Arquivo: Prémios de Mérito - AAELG/Velhos Nicolinos

A AAELG/Velhos Nicolinos promove, desde 1971, a solidariedade e o conhecimento, o estudo e a sabedoria, apoiando os estudantes empenhados e estudiosos como manda a tradição, com os seguintes prémios de patronos ou mestres. 
Os prémios eram entregues originalmente em sessão solene no Liceu de Guimarães e posteriormente no dia do aniversário da AAELG, na sua sede social, a Torre dos Almadas. Em 1990 a direção da AAELG, com a presidência de Henrique Alcino Machado, deliberou ser esta cerimónia solene merecedora de integração na 1ª parte das Danças de S Nicolau. 
A Assembleia Geral da Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães / Velhos Nicolinos decidiu, sob proposta da Direção, na sua sessão de 29 de Novembro de 2014, dar uma nova formulação aos Prémios de Mérito aos Aluno Nicolinos. Assim, para além de alargar os prémios às escolas nicolinas que desde há mais de 25 anos integram, por direito, as nossas festas, foram criados dois novos prémios (Melhor aluna de Letras e melhor aluna de Matemática), de modo a colmatar incongruências e lacunas, aproveitando, ao institui-los, para homenagear duas incontornáveis personalidades nicolinas, a “madrinha dos estudantes”, D. Aninhas e o “Nicolino-mor”, Eng. Hélder Rocha. 
Este alargamento implica que haja um total de 10 prémios para cada um dos melhores alunos e alunas do conjunto das 3 escolas secundárias de Guimarães. A classificação é recolhida em cada uma das escolas, com indicação de médias/classificações finais (curso secundário – 10º.+11º.+12º. Anos), arredondada às centésimas, sendo escolhido o/a melhor aluno/a para cada um dos Prémios/âmbito de acordo com o QUADRO-SÍNTESE infra. 
Será escolhido, portanto e para cada caso, o melhor aluno do conjunto das 3 escolas. 
Se houver empate, o prémio será atribuído ex aequo.

QUADRO-SÍNTESE - NOME DO PRÉMIO                                                                                         

Melhor ALUNO   masc.      DR. NUNO SIMÕES                                                           
(GLOBAL)           fem.       ANTÓNIO FARIA MARTINS                                                 

CIÊNCIAS           masc.      PROF. GONÇALVES SANCHES                              
                            fem.       VALERIANO ABREU                                                                                                         
DESENHO          masc.      JOSÉ DE PINA                                       
                           fem.       PROF. MOURA MACHADO                    

LETRAS             masc.      CÓNEGO JOSÉ MARIA GOMES         
                         fem.        SENHORA ANINHAS

MATEMÁTICA     masc.      PROF. EMÍDIO GUERREIRO 
                           fem.        HÉLDER ROCHA 

Prémios de Mérito da AAELG Velhos Nicolinos 2017

HISTORIAL
 

1. Em 1971 é atribuído o título de SÓCIO HONORÁRIO ao DR. NUNO SIMÕES, relevando o seu papel na instituição dos prémios aos melhores alunos (evocando os seus mestres). 
Esses prémios devem ter sido criados entre 1969 e 1971, sendo estes 3 os que estão referidos em acta: 
 Prémio CÓNEGO JOSÉ MARIA GOMES 
 Prémio PROF. GONÇALVES SANCHES 
 Prémio JOSÉ DE PINA 
 Mas já existiria, também,presume-se: 
 Prémio DR. NUNO SIMÕES 
 
2.Há a possibilidade de ter sido criado um outro prémio, por volta de 1971, já que em 1983 é referida a existência de 5 prémios. Por outro lado, numa notícia de jornal de 1990, é referida a atribuição, para além de outros, do Prémio ALBERTO DE VASCONCELOS  Prémio CÓNEGO  ALBERTO DE VASCONCELOS será que existiu? 
 (NOTA: Há referência a um Cónego Alberto de Vasconcelos na Colegiada entre 1900 e 1930) 
3. A 30/05/1985, a Direcção decide instituir um PRÉMIO ANTÓNIO FARIA MARTINS. A 29/11/1986, a AG decide, por proposta da Dir., que o PRÉMIO ANTÓNIO FARIA MARTINS seria para a MELHOR ALUNA (GERAL) 
 Prémio ANTÓNIO FARIA MARTINS  Melhor aluna (GERAL) 
 
4.A 13/11/1989 a Direcção (?) atribui o título de SÓCIO BENEMÉRITO a VALERIANO ABREU. Este mesmo doou 150.000$00 para a instituição de um prémio para um aluno da E. S. Martins Sarmento. A 04/10/1990 a Direcção decidiu que o PRÉMIO VALERIANO ABREU seria para a MELHOR ALUNA DE CIÊNCIAS 
 Prémio VALERIANO ABREU Melhor aluna de CIÊNCIAS (12º. Ano) 
 (NOTA:  o valor do prémio - 10.000$00 - esgotou-se ao fim de 15 anos) 
 
5. A 22/10/1990 EMÍDIO GUERREIRO doou 20.000$00 à AAELG, entregando-os a Alexandre Rodrigues, para instituir o Prémio para MELHOR ALUNO DE MATEMÁTICA, recuperando uma conversa nesse teor, mantida em 28/09/1985. 
 Prémio PROF. EMÍDIO GUERREIRO Melhor aluno de MATEMÁTICA (12º.ano)
                       (NOTA:Mais tarde doaria uma maior soma em dinheiro) 
 
6.Por volta de 1998, a filha do PROF. MOURA MACHADO, dra. Maria Margarida Bandeira, decidiu doar uma verba que renova anualmente, de molde à AAELG instituir um prémio com o nome de seu pai. A direcção decide  criar o prémio para a  MELHOR ALUNA DE DESENHO 
 Prémio PROF. MOURA MACHADO Melhor aluno de DESENHO 1998 (?)

ANÁLISE
O que se pode concluir ou inferir:
- Os primeiros prémios criados foram ideia do Dr. Nuno Simões, por volta de 1969/1971;
- A AAELG (não se sabe se a direcção, se a AG), para além dos mestres evocados pelo dito (Cónegos Pedro Gonçalves Sanches, José Maria Gomes, Prof. José de Pina), decidiu atribuir um prémio com o próprio nome do Dr. Nuno Simões;
- Há a possibilidade de ter sido criado um 5º. Premio nesta altura, dedicado ao Cónego Alberto de Vasconcelos – prémio que entretanto desapareceu;
- Esses prémios por essa altura (1971), nos registos e actas, não são seriados por áreas de conhecimento;

- Em 1986, a AG decide (por proposta da Dir.) instituir o Prémio António Faria Martins para a MELHOR ALUNA (em geral);
- Presume-se que, por essa altura (1986), os anteriores prémios em vigência, tivessem sido já seriados por áreas de conhecimentos (Ciências, Letras e Desenho);

- Em 1989, o sócio benemérito Valeriano Abreu, decide doar um valor pecuniário para premiar  um aluno da E. S. Martins Sarmento.  Este é o primeiro prémio “testamentário”, instituído por expressa vontade de um sócio.
Em 1990, a direcção, decide que o Prémio Valeriano Abreu seria atribuído à melhor aluna de Ciências.
O valor legado (150 contos), esgotou-se ao fim de 15 anos;

- Em 1990 (22/10), o Prof. Emídio Guerreiro decide doar um valor pecuniário para premiar um aluno de Matemática da E. S. Martins Sarmento. Este é o segundo prémio “testamentário”, instituído por expressa vontade de um sócio.

- Em 1990 uma notícia do “Notícias de Guimarães”, de  14 de Dezembro afirma que: 
“foram distribuídos vários prémios a alguns alunos mais distintos da Escola Secundária Martins Sarmento, em homenagem aos saudosos professores: Cónegos Pedro Gonçalves Sanches,  José Maria Gomes,  Alberto de Vasconcelos,  Prof. José de Pina,  António Faria Martins,  e  Valeriano Abreu e Prof. Dr. Emídio Guerreiro,  estes últimos dois últimos ainda felizmente vivos”

- Em 1992. uma notícia do “Povo de Guimarães”, de 11 de Dezembro afirma que:
“… prémios escolares (…) e a Associação dos Antigos Estudantes anunciou que para o próximo ano seriam já contemplados estudantes das três Escolas, porque a tradição Nicolina deixa de ser exclusiva do ex-Liceu…”

- Por volta de 1998, a dra. Maria Margarida Bandeira, filha do Prof. Moura Machado, decide doar um valor pecuniário, que tem sido renovado anualmente,  para criar um prémio com o nome de seu pai, que, por decisão da Direcção, foi assignado à Melhor Aluna de Desenho.
Este é o terceiro prémio “testamentário” (por descendente), instituído por expressa vontade de uma sócia(?).

CONCLUSÃO
Como se verifica pela lista não há critério lógico na criação de prémios.
Há 3 pares de prémios com distinção masculino/feminino e mais 2 prémios que não distinguem sexo;

Há 3 prémios “testamentários”, sugeridos pelos seus patronos (Valeriano Abreu e Prof. Emídio Guerreiro) e por uma descendente (filha do Prof. Moura Machado);
Os primeiros dois destes prémios “testamentários” são anteriores a 1999, data da revisão de estatutos que alargou a nossa Associação às outras escolas secundárias vimaranenses, para além da Martins Sarmento.

A AAELG/Velhos Nicolinos é soberana na criação e distribuição dos prémios.
Os 3 últimos, antes do alargamento, foram sugeridos e sustentados por contribuições pecuniárias dos seus sugeridores, sendo que a dotação do Prémio Valeriano Abreu já se esgotou.

 

  

 

desenvolvimento 1000 Empresas