Arquivo: Protocolos Nicolinos
Hoje em dia os protocolos entre associações de estudantes, com vista à atribuição de cargos na Comissão de Festas não faz qualquer sentido nem são permitidos.
A eleição dos elementos da Comissão de Festas Nicolinas é convocada para a última sexta feira de setembro, pelo Presidente em exercício, por “Edital Nicolino” colocado em todas as Escolas do Ensino Secundário da Cidade de Guimarães.
A eleição é realizada em Sessão Ordinária junto do chafariz da tradição, presidida por um reconhecido Velho Nicolino e coadjuvada e secretariada por um diretor mandatado da AAELG/Velhos Nicolinos, tendo como testemunho o Presidente cessante e de toda a Comissão de Festas Nicolinas trajada a rigor. Nesta eleição todos os candidatos aos vários cargos, independentemente da Escola que frequentam, ficam sujeitos ao escrutínio.
Para a história fica este Protocolo que foi cumprido na Eleição de 1994.
Protocolo Nicolino
Pretende-se com este conjunto de medidas renovar o protocolo assinado a 3 de julho de 1992 entre representantes das Associações de Estudantes e representantes dos estabelecimentos de ensino secundário da cidade de Guimarães.
I
Para uma mais eficiente e justa distribuição dos cargos da Comissão de Festas, a Escola Secundária Martins Sarmento fica com direito a cinco cargos, a Escola Secundária Francisco de Holanda com três cargos, a Escola Secundária da Veiga e o Instituto de Sezim com direito a um cargo cada. Esta ordem tem obrigatoriamente de ser cumprida. No caso de uma das escolas não ocupar todos os cargos a que tem direito, os cargos não ocupados passarão para a escola imediatamente a seguir na lista.
II
As Associações de Estudantes e representantes das escolas secundárias de Guimarães signatárias deste documento comprometem-se a participar ativamente no número Nicolino das "Maçãzinhas", com a apresentação de no mínimo um carro tradicional cada, com pelo menos três alunos com lança por carro.
III
A Comissão de Festas compromete-se, caso seja contactada para o efeito pelas entidades responsáveis, a realizar pelo menos um ensaio em cada uma das escolas signatárias.
IV
Apenas podem integrar a Comissão de Festas alunos que não tenham mais que duas reprovações (consecutivas ou não) e que estejam matriculados no ensino secundário em Guimarães no ano letivo vigente e no ano letivo anterior também.
V
Este Protocolo tem a validade de dez anos.
Hélder Rocha, o Nicolino-Mor, esteve também ligado à assinatura do Protocolo Nicolino em 2002.