Arquivo: Historial de Comissões Nicolinas (2011 a 2017)

HISTORIAL

Comissão de Festas Nicolinas




Comissão de Festas Nicolinas 2011
Eleita no Jardim do Carmo pelas 18.45 horas do dia 30 de Setembro.
Assembleia Presidida por Francisco da Cunha Oliveira Ribeiro e João Manuel Almeida Amaro das Neves que secretariou representando a AAELG/Velhos Nicolinos.

Presidente- Rui Pedro Antunes Fernandes
Tesoureiro- Francisco Alpoim Alves
Vice-presidente- Nuno Diogo Fernandes Abreu Pereira da Silva
Secretário- Domingos Gabriel Fernandes Caldas
Primeiro-vogal da Academia- Francisco Luís Capela Guise
Segundo-vogal da Academia- João António Rocha Mendes
Primeiro-vogal de Festas- Pedro Miguel Dias de Freitas
Segundo-vogal de Festas- Miguel Ângelo Ferreira Freitas
Chefe de Bombos- José Miguel Nunes de Freitas Sampaio
Subchefe de Bombos- André Filipe Lemos Mendes
OBS. Participaram no ato muitas dezenas de estudantes. Todos os eleitos assinaram a ata, que descreve exaustivamente a eleição, na cerimónia do compromisso na Torre dos Almadas. 
Sendo esta eleição a última realizada neste local, devido ao chafariz renascentista de três taças, o chafariz da tradiçãojá ter voltado ao Campo do Toural, local originalmente localizado, contou esta eleição também com o testemunho do velho nicolino José Luís Xavier Fernandes, 1ºsecretário da “Comissão Nicolina de 1943”, primeira comissão aqui eleita.

 


Comissão de Festas Nicolinas 2012
Às dezoito horas e quarenta e cinco minutos do dia vinte e oito do mês de setembro de dois mil e doze, através de convocatória do Presidente da Comissão de Festas Nicolinas dois mil e onze, Rui Fernandes, por Edital Nicolino colocado em todas as Escolas com ensino secundário de Guimarães, reuniu em Sessão Ordinária a Assembleia dos Estudantes do Ensino Secundário de Guimarães junto do chafariz da tradição no largo do Toural em Guimarães, presidida pelo Velho Nicolino Francisco da Cunha Oliveira Ribeiro, secretariada pelo diretor mandatado da AAELG/Velhos Nicolinos João Manuel Almeida Amaro das Neves, com a colaboração e testemunho do Presidente cessante Rui Pedro Antunes Fernandes e de toda a "Comissão de Festas Nicolinas 2011".

Presidente- Nuno Diogo Fernandes Abreu Pereira da Silva
Tesoureiro- Francisco Luís Capela Guise
Vice-presidente- André Filipe Lemos Mendes
Secretário- Rui Daniel Pacheco de Castro
Primeiro-vogal da Academia- Hugo Alexandre Mendes Castro Pregoeiro
Segundo-vogal da Academia- José Duarte Mendes Gonçalves
Primeiro-vogal de Festas- Sílvio Ferreira Araújo
Segundo-vogal de Festas- Bruno Miguel Ferreira LIma de Castro  
Chefe de Bombos- Antony Oliveira da Silva
Sub-chefe de Bombos- Miguel Angelo Ferreira Feitas
OBS. João Neves, em nome da AAELG Velhos Nicolinos, agradeceu ao presidente da comissão cessante o ter marcado a eleição para junto do chafariz no Toural, referindo que este monumento estava desde 1943 ligado à eleição da comissão mas que o chafariz da tradiçãoestava ligado às Festas Nicolinas há muitos mais anos, como comprovativo disso Francisco Ribeiro recitou no inicio da assembleia, a seu pedido, uma oitava do pregão de 1831:

“Se algum Milord de descarado papo,
Deixando da semana o velho trapo,
Desses que estrelas vêem ao meio-dia,
Só para no dia santo ter folia,
Em paga de meter de taralhão
Na malha cair, na nossa mão,
No tanque do Toural tem fresco banho
Para lhe refrescar calor tamanho.” 

OBS. Participaram no ato muitas dezenas de estudantes. Todos os eleitos assinaram a ata, que descreve exaustivamente a eleição, na cerimónia do compromisso na Torre dos Almadas. 
A AAELG/Velhos NIcolinos atendeu  a solicitação da Comissão de festas que foi deficitária  e emprestou dinheiro para se efetuarem alguns pagamentos relacionados com a organização deste ano, foi feito registo em ata.





Comissão de Festas Nicolinas 2013
Através de convocatória do Presidente da Comissão de Festas Nicolinas dois mil e doze, Nuno Silva, por Edital Nicolino colocado em todas as Escolas com ensino secundário de Guimarães reuniu às dezoito horas e trinta do dia vinte e sete do mês de setembro de dois mil e treze, em Sessão Ordinária a Assembleia dos Estudantes do Ensino Secundário de Guimarães junto do chafariz da tradição no largo do Toural, presidida pelo Velho Nicolino Francisco da Cunha Oliveira Ribeiro, secretariada pelo diretor mandatado da AAELG-Velhos Nicolinos João Manuel Almeida Amaro das Neves e na presença de toda a "Comissão de Festas Nicolinas dois mil e doze".

Presidente- Rui Daniel Pacheco de Castro 
Tesoureiro- José Duarte Mendes Gonçalves
Vice-presidente- Sílvio Ferreira Araújo 
Secretário- João Pedro Fernandes Moreira Lima
Primeiro-vogal da Academia- Manuel José Rocha dos Santos Rodrigues
Segundo-vogal da Academia- 
Primeiro-vogal de Festas- João Norberto Abreu Oliveira da Costa
Segundo-vogal de Festas- Luís Miguel Lopes de Castro
Chefe de Bombos - João Pedro Fernandes Mendes
Subchefe de Bombos- Diogo Manuel Mendes Sampaio Teixeira


OBS. Terminada a eleição, Francisco Ribeiro congratulou-se pela forma participada como tinham decorrido os trabalhos e desejou as maiores felicidades à comissão eleita.
Pedro Manuel Silva Aarão Leite e Luís Miguel Lopes de Castro não tomaram posse dos cargos para que foram eleitos. Todos os outros assinaram a ata que descreve exaustivamente a eleição na cerimónia do compromisso na Torre dos Almadas. 
Nota- Esta Comissão honrou o compromisso assumido pela anterior e ressarciu a AAELG Velhos Nicolinos do empréstimo efetuado.



Comissão de Festas Nicolinas 2014
 "Aos vinte e seis dias do mês de setembro de dois mil e catorze, através de convocatória do Presidente da Comissão de Festas Nicolinas de dois mil e doze, Rui Castro, por publicação na página da internet e Edital Nicolino colocado em todas as Escolas com ensino secundário de Guimarães, reuniu pelas  dezoito e trinta, em Sessão Ordinária a Assembleia dos Estudantes do Ensino Secundário de Guimarães junto do chafariz da tradição no largo do Toural em Guimarães, presidida pelo Velho Nicolino Francisco da Cunha Oliveira Ribeiro, secretariada pelo diretor mandatado da AAELG/Velhos Nicolinos Carlos Miguel Ribeiro e Silva Coutinho, com a colaboração e testemunho do Presidente cessante Rui Castro e de toda a "Comissão de Festas Nicolinas 2013". 

Tesoureiro- Rui Miguel Gomes Leite
Vice-presidente- João Pedro Fernandes Mendes
Secretário- Luís Miguel Freitas Alves
Primeiro-vogal da Academia- Sebastião Alberto Rocha Branco
Segundo-vogal da Academia- Não foi eleito
Primeiro-vogal de Festas- Nuno Alexandre Oliveira Rodrigues 
Segundo-vogal de Festas- Não foi eleito
Chefe de Bombos- Frederico António Lemos de Azevedo Lopes 
Subchefe de Bombos- Bruno Daniel Freitas da Costa
OBS. Não tomaram posse dos cargos para que foram eleitos Sebastião Alberto Rocha Branco e Bruno Daniel Freitas da Costa, assumindo o cargo de Primeiro-vogal da Academia - Nuno Alexandre Oliveira Rodrigues todos os eleitos assinaram a acta, que descreve exaustivamente a eleição, na cerimónia do compromisso na Torre dos Almadas. 





Comissão de Festas Nicolinas 2015
"Aos vinte e cinco dias do mês de setembro de dois mil e quinze, através de convocatória do Presidente da Comissão de Festas Nicolinas de dois mil e catorze, Pedro Jorge Novais Almeida, por Edital Nicolino colocado em todas (?) as Escolas com ensino secundário de Guimarães, reuniu em Sessão Ordinária a Assembleia dos Estudantes do Ensino Secundário de Guimarães junto do chafariz da tradição no largo do Toural em Guimarães, presidida pelo Velho Nicolino Francisco da Cunha Oliveira Ribeiro, coadjuvado por José João Sousa Maia, secretariada, com a responsabilidade da eleição e da composição desta ata, pelo diretor mandatado da AAELG/Velhos Nicolinos, João Manuel Almeida Amaro das Neves, com a colaboração e testemunho do Presidente cessante e de toda a “Comissão de Festas Nicolinas 2014”.

Presidente- Rui Miguel Mendes Leite 
Tesoureiro- Paulo Diogo Teixeira Vieira Silva Gonçalves 
Vice-presidente- Frederico António Lemos Azevedo Lopes
Secretário- Francisco Figueiredo Duarte André Magalhães
Primeiro-vogal da Academia- João Pedro Ferreira Nicolau 
Segundo-vogal da Academia- Nuno Miguel de Sousa Guimarães
Primeiro-vogal de Festas- Henrique Maria Cunha Meneses Pinto Mesquita
Segundo-vogal de Festas- João Pedro Morais Fonseca Rodrigues
Subchefe de Bombos- José Pedro Ferreira Pizarro

OBS. Só ultrapassada a confusão inicial devida ao número record de estudantes que desejavam votar é que se iniciou o escrutínio. Tudo ficou exaustivamente registado na ata que todos os eleitos assinaram na cerimónia do compromisso na Torre dos Almadas. 




Comissão de Festas Nicolinas 2016
Aos trinta dias do mês de setembro de dois mil e dezasseis, através de convocatória do Presidente da Comissão de Festas Nicolinas de dois mil e quinze, Rui Leite, por Edital Nicolino colocado em todas as Escolas com ensino secundário na cidade de Guimarães e partilhado nas redes sociais, reuniu em Sessão Ordinária a Assembleia dos Estudantes do Ensino Secundário de Guimarães junto do tradicional chafariz no largo do Toural em Guimarães, presidida pela primeira vez pelo Velho Nicolino Zé Diogo, coadjuvado por João Boído, secretariada, com a responsabilidade da recolha, contagem dos votos e da composição desta ata, pelo diretor mandatado da AAELG/Velhos Nicolinos, Domingos Garcia, com a colaboração e testemunho do Presidente cessante e de toda a “Comissão de Festas Nicolinas 2015”.

Presidente- Nuno Miguel Sousa Guimarães 
Tesoureiro – Francisco José Gomes Pinheiro 
Vice-Presidente- João Pedro Ferreira Nicolau 
Secretário- Eduardo Manuel Lobo Correia 
Primeiro-vogal da Academia- António Jorge Bastos do Lago e Costa Rodrigues 
Segundo-vogal da Academia- Miguel Vaz da Costa Jordão  
Primeiro-vogal de Festas- Gonçalo Piairo Mendes da Costa 
Segundo-vogal de Festas- Carlos Rafael Martins Garcia 
Chefe de Bombos- João Pedro Pinheiro Gomes Alves Pinto  

OBS. Antes de ser dado início à eleição, o Presidente da Assembleia, Zé Diogo, fez menção ao falecido Francisco Ribeiro, que presidiu às Assembleias eleitorais anteriores, relembrando a todos a sua importância na organização da eleição da Comissão nos últimos anos e o legado que deixou junto dos Nicolinos.
Participaram no ato muitas dezenas de estudantes. Todos os eleitos assinaram a ata, que descreve exaustivamente a eleição, na cerimónia do compromisso na Torre dos Almadas. 




Comissão de Festas Nicolinas 2017
Aos vinte e nove dias do mês de setembro de dois mil e dezassete, através de convocatória do Presidente da Comissão de Festas Nicolinas de dois mil e dezasseis, Nuno Guimarães, por Edital Nicolino colocado em todas as Escolas com ensino secundário na cidade de Guimarães e partilhado nas redes sociais, reuniu em Sessão Ordinária a Assembleia dos Estudantes do Ensino Secundário de Guimarães junto do tradicional chafariz no largo do Toural em Guimarães, presidida pela segunda vez pelo Velho Nicolino Zé Diogo, coadjuvado por João Boído, secretariada, com a responsabilidade da recolha, contagem dos votos e da composição da ata eleitoral, pelo diretor mandatado da AAELG/Velhos Nicolinos, Domingos Garcia, com a colaboração e testemunho do Presidente cessante e de toda a “Comissão de Festas Nicolinas 2016”. Estiveram também presentes no ato o presidente e vice-presidente da AAELG Velhos Nicolinos, José Ribeiro e João Neves.

Presidente: João Pedro Ferreira Nicolau
Vice-Presidente: Eduardo Manuel Lobo Correia
Tesoureiro: José Diogo Machado Monteiro
Secretário: Alexandre Magalhães Faíl
1º Vogal da Academia: Francisco José Oliveira Teixeira
2º Vogal da Academia: José Ricardo Freitas Carvalho
1º Vogal de Festas: Rui Pedro Araújo Lobo
2º Vogal de Festas: José Augusto Sampaio Santos da Silva
Chefe de Bombos: Hugo Correia Fernandes
Sub-Chefe de Bombos: António Manuel Costa Machado 

OBS. A eleição foi mais uma vez muito concorrida, participando no ato muitas dezenas de estudantes. Todos os eleitos assinaram posteriormente a ata, que descreve exaustivamente a eleição, na cerimónia do compromisso na Torre dos Almadas. 
desenvolvimento 1000 Empresas