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Para a compreensão das Festas Nicolinas e da sua evolução histórica, é preciso compreender o seu léxico. Desde logo, os nomes das festas e dos seus números. Já percebemos que a designação Festas Nicolinas  apenas apareceu quando já era entrado o século XX. Antes, eram designadas por festejos escolásticos ou por festas dos estudantes a S. Nicolau. Também os nomes dos números que compõem o programa das festividades tiveram o seu dinamismo no decurso do tempo.
 

De todos os números, o mais antigo será o das danças. Os documentos mostram que os estudantes de Guimarães já as faziam em meados do século XVII. Também podiam ser chamadas de folias ou comédias. Continuam a chamar-se danças.

As posses são um número que se mantém praticamente desde a origem das festas tais como as conhecemos. O nome deste costume vem da posse da antiga renda de Urgezes, que era devida aos coreiros da Colegiada. Ao longo do século XIX, esta designação estendeu-se à recolha das posses (ofertas) de particulares aos estudantes.

A referência mais antiga ao pregão, também conhecido por bando escolástico, aparece no pregão mais antigo que conhecemos. É de 1817 e foi escrito pelo médico e poeta João Evangelista de Morais Sarmento. O pregão de hoje é algo diferente dos mais antigos, mas mantém o nome original.

Já o pinheiro, com esta designação, é mais recente, aparecendo na segunda metade do século XIX. Antes disso, as referências ao acto inaugural das festas a S. Nicolau falavam no levantamento do mastro ou da bandeira das festas, quase sempre sem indicação de que o "pau da bandeira" seria um pinheiro.

As roubalheiras são um número recente das festas, tendo surgido aquando do ressurgimento de 1895. Inicialmente, chamavam-lhe rapto das tabuletas. Só a partir de 1899 é que começámos a encontrar o nome que hoje se lhes dá. Este tem sido o número mais mal-amado das festas, tendo sido frequentemente objecto de condenação na imprensa local. Ao longo do tempo, foi banido diversas vezes do programa.

As maçãzinhas, sendo um dos números mais antigos das festas, em que os estudantes distribuíam pelas moças de Guimarães, sem esquecer as freiras de Santa Clara, boa parte da renda que recebiam em Urgezes, que incluía, além de tudo o mais, dois centos de maçãs. Já nos primeiros pregões apareciam referências à entrega das maçãs rubicundas ou dos pomos do amor às damas de Guimarães, no dia 6 de Dezembro. Aliás, não eram só maçãs que os estudantes levavam às raparigas: em meados do século XIX também ofereciam, cravados na ponta das suas lanças, “açucarados bolos” e “lourejantes castanhas, de mistura com amêndoas, uvas de Alicante, e outras especiarias”. Este número era então chamado de distribuição das maçãs. Só em 1911 é que nos aparece, pela primeira vez, a expressão “distribuição das maçãzinhas”. Lentamente, chegar-se-ia à designação “cortejo das maçãzinhas” ou, simplesmente, “maçãzinhas”, denominação que seria “oficialmente” consagrada no programa das Nicolinas a partir do ano de 1961.

Pinheiro
Acontece na noite de 29 de Novembro, inicia os festejos. 
Sucede às Ceias Nicolinas .

Novenas
Acontecem  pela alva de 1 de dezembro a 7 de dezembro.

Posses
Acontece no fim da tarde e noite de 4 de dezembro.

Magusto
Acontece terminadas as Posses

Maçãzinhas
Acontece na tarde de 6 de dezembro.

Danças de São Nicolau
Acontece na noite de sábado das festas, desde que não calhe com 4 de dezembro, senão a 6 de dezembro.

Baile Nicolino
Tem lugar na noite do dia 7 de dezembro.

Roubalheira
A data muda de ano para ano, acontecem.




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